segunda-feira, agosto 17, 2009

Grafite: "Você prefere o cinza??....Nóis não."


Esta eu tirei de um muro gigante, na ZL...
Gudívening, desvairados e shoeshoes!

É... Não fomos muito agraciados (como os nossos amigos cariocas, por exemplo) com muitas paisagens naturais (daquelas fodas, sabe?). Não temos o Pão de Açúcar, nem a Baía de Guanabara... Pelo contrário, aqui sobra cinza. Mas, na falta de colírios, fomos obrigados a construir nossas próprias paisagens. O Parque do Ibirapuera é lindo, não? Mas, é pouco pra nós.
Sabe aquele lance do Caetano: “Da força da grana que ergue e destrói coisas belas”? Bom, o Ibira está na zona sul.

Já no caso do grafite paulistano, não foi a grana que ergueu nada não... Ele veio de baixo, das periferias... veio das pichações (tenho minhas opiniões sobre elas, mas fica pra depois).
Veio, sobretudo, da falta de parques, de verde, de áreas de lazer/convivência e de cultura em geral. Assim, a molecada começou a botar cor na cidade. Eles espalharam suas paisagens ideais nos muros cinzas de Sampa. Conseguiram um meio de "dar os seus recados" também. Uma voz, um modo de expressão. (Afinal, não se identificam muito com as novelinhas “crasse-média” da TV...) Rarará!


Conseguiram deixar a nossa Paulicéia bem mais viável...

DIGRESSÃO: (A poluição visual é algo que realmente destrói o humor de qualquer pessoa. Isso é muito sério, mas ninguém dá bola... A lei “Cidade Limpa” foi uma grande sacada. Mas, é preciso aperfeiçoá-la. E os lugares degradados que submergiram de trás das palcas de publicidade?? Que tal limpá-los? E aquele monte de fios elétricos?? Quando vamos colocá-los embaixo da terra?)

De qualquer forma, esse post é pra exaltar o trabalho dos grafiteiros de Sampa. Eles realmente transformaram a paisagem da cidade em algo alucinante, hipnotizante...
O nível atingido é inacreditável... Nossos artistas são convidados para expor seus grafites em galerias da Europa – como aconteceu com os grafiteiros Nunca e a dupla osgemeos na Tate Modern de Londres, em 2008. Hoje, há roteiros turísticos que mostram os melhores grafites de Sampa. E vem gente de fora para conferi-los.

Qual foi a minha surpresa (e orgulho!) ao ver o painel que o pessoal do Studio Kobra fez na Av. 23 de Maio?? (ouvi dizer que foi do bolso deles!);
E os grafites que estão embaixo do Minhocão?
Geniais! Ficou tudo muito roquenrou!

São exemplos de alta arte SIM! Se é bonito, se faz pensar, se questiona a sociedade, então é arte também.


E o melhor: arte paulistaníssima!

amplósculos,

Um comentário:

Bianca Lunna disse...

Adorei o texto, e, particularmente, adoro grafitti. Ele iria entrar no meu projeto de pesquisa, junto com os Saraus, mas vai ficar pra próxima.
Gostei do blog.
Saudades...